Estat stica Unidade II 1
Unidade II
5 MEDIDAS OU PARÂMETROS ESTATÍSTICOS
O estudo que fizemos anteriormente diz respeito ao agrupamento de dados coletados e à representação gráfica de alguns deles. Cumpre agora estudarmos as medidas estatísticas. Esses valores nos darão a imagem sintetizada do comportamento de uma amostra, permitindo que, com relativamente poucas informações, possamos chegar a conclusões sobre essa amostra estudada. Existem basicamente dois grandes grupos de medidas estatísticas. O primeiro grupo é formado pelas medidas de tendência central, também chamadas de medidas de posição, que informam a magnitude da amostra estudada. Essas medidas nos dão uma visão global da amostra sem se aterem às características individuais de seus elementos.
No entanto, como é necessário que tenhamos ideia das variações dos elementos da amostra em torno de suas medidas centrais, iremos estudar, também, um segundo grupo de medidas estatísticas: as medidas de dispersão, também chamadas de medidas de variabilidade.
5.1 Medidas de posição
As medidas de posição ou medidas de tendência central, como o próprio nome indica, preocupam‑se com definir uma posição central da amostra, ou seja, um valor que seja representativo do que é típico da amostra. Iremos trabalhar com as três principais medidas desse tipo: a média, a mediana e a moda.
5.1.1 Média
De todas as medidas de posição, a média é, seguramente, a mais usada. É chamada de média simples quando a frequência dos diversos valores é igual a 1, ou seja, cada valor aparece uma única vez na amostra, e de média ponderada quando os dados são dotados de certa frequência.
Existem vários métodos diferentes para calcularmos as médias. Iremos nos preocupar com a principal delas, a média aritmética. As demais (geométrica, quadrática e harmônica), além de serem muito menos utilizadas, seguem os mesmos princípios da média aritmética, apenas com a utilização de operações matemáticas diferentes.
A média aritmética é o resultado da soma dos valores de