estastistica
David Hall, Chefe da Divisão de Estatística do Boeing Commercial Airplane Group, disse: “Presentemente a industria americana procura profissionais que tenham a capacidade de entender estatística e incentivar sua utilização”. Há apenas dez anos, o estudante que tivesse um curso de estatística levava vantagem no mercado de trabalho; o estudante de hoje leva uma desvantagem competitiva se não tiver estudado os conceitos básicos da estatística.
A Estatística desempenha papel importante em quase todas as fases da pesquisa humana. Lidando anteriormente apenas com os negócios de Estado de onde se origina seu nome (do latim status), a influência da estatística estendeu-se agora à agricultura, biologia, comércio, química, física, comunicações, economia, educação, ciências políticas, psicologia, sociologia e todos os campos das tecnologias e engenharias.
1. Conceitos preliminares.
1.1 Método Científico.
“É a ordem ou conjunto de processos que devem ser estabelecidos para, através da investigação, atingir determinado objetivo” (MOREIRA, 1976).
“Etapas sucessivas pelas quais se vão descobrindo novas relações entre fenômenos vinculados a um determinado ramo científico, ou a aspectos ainda não revelados de um determinado fenômeno.” (GONÇALVES, 1977).
“É um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.” (CRESPO, 2002).
O método é fundamentalmente o mesmo para todas as ciências, consistindo em:
a) formulações de questões ou proposições de problemas;
b) efetuação das observações;
c) registro das observações feitas;
d) resposta às perguntas formuladas, ou resoluções dos problemas propostos;
e) revisão das conclusões anteriores, comparando-as com as novas respostas encontradas. 1.1.1 Método Experimental. Método científico utilizado no estudo dos fenômenos através da experiência.
“Este método geralmente impõe em cada experiência a exigência de se conservar
constante