Betty Neumam
A linha flexível de defesa é o limite externo e resposta inicial, tornando-se a proteção do sistema contra os estressores. Funciona como um amortecedor, cedendo, contraindo, aproximando-se da linha normal de defesa, protegendo-a, como escudo. Quanto maior a distância entre ambas, maior a proteção para o sistema. Ambiente, para Neuman, são os fatores ou influências internas/externas que circundam o cliente ou sistema, podendo ocorrer influências entre ambos, positivas ou negativas.
A variação pode afetar a direção da resposta (como exemplo, a suscetibilidade aos agravos biológicos entre indivíduos repousados ou não). A investigação do ambiente, pelo enfermeiro, consiste nas seguintes situações:
- O que foi criado e qual a natureza do ambiente criado?
- Que extensão é utilizada e que valor o indivíduo coloca nele?
- Que proteção é necessária ou possível e qual ideal estão para ser criados?
Os estressores são definidos como estímulos que produzem tensões e têm potencial para a instabilidade do sistema, podendo ser intra, inter e extrapessoal. Estão presentes dentro e fora do sistema, sendo importante a determinação, pelo enfermeiro, do tipo, natureza, intensidade, momento de encontro deste com o sistema e a reação observada, quantificando a energia utilizada.
Para Neuman, a saúde é resultante desse equilíbrio ou estado de bem-estar em determinado momento, sendo vista como continuidade do conforto para a doença, dinâmica e versátil ao longo do tempo. A prevenção primária, secundária e terciária, como intervenções de enfermagem, é importante para reter, atingir e manter o equilíbrio do sistema.
A primária é quando a