Redução de Desperdicios atraves de ferramentas da engenharia de Produção
-
Este artigo explora o uso das ferramentas habituais da engenharia de produção no combate aos desperdícios alimentares dentro de uma cozinha industrial. Adota-se o tipo de pesquisa Bibliográfica e Estudo de Caso, com uma abordagem quase-experimental. O escopo principal é a cadeia de produção de refeições em uma cozinha industrial, desde os pontos de recebimento do insumo para o processo produtivo à entrega do produto, limitando-se ao ambiente e processo da cozinha. O estudo ambienta-se onde o suprimento de refeições coletivas alcança um volume superior a 4.000 ao dia, sendo considerada de grande porte e ideal para aplicação de ferramentas contra o desperdício em escala. A pesquisa concluiu que é possível e vantajoso adotar as ferramentas da Engenharia de Produção no processo produtivo de cozinhas industriais para a redução de desperdícios de alimentos.
Palavras-chave: Gestão; Processo Produtivo; Cozinhas Industriais, Eficiência.
1. Introdução
As empresas vêm passando por significativas transformações no modo de produzir, vender e distribuir seus produtos, com o objetivo de se manterem operantes e competitivas no atual mercado globalizado. Este mercado cresceu e a consequência foi o aumento da concorrência mundial, convertendo-se numa maior oportunidade de negócios para as empresas preparadas.
A melhor gestão dos recursos dentro do processo produtivo é de fato uma grande meta mundial em termos de produção faz muitos anos. Conceitos de melhoria contínua, Just-in-Time, Kanban, Kaizen, produção enxuta, dentre outras ferramentas de aumento de desempenho se traduzem em resultados se estiverem focadas nos pontos críticos do processo. Assim, os esforços devem ser concentrados nas atividades que irão trazer os resultados esperados pelos acionistas, conforme definido nas estratégias das empresas. Neste contexto, a problemática das empresas é conseguir a excelência nas