Tricononíase

397 palavras 2 páginas
Tricomoníase
A Tricomoníase é uma parasitose sexualmente transmissível, tendo como agente etiológico o trichomonas vaginalis. Esse parasita coloniza os epitélios do trato geniturinário masculino e feminino causando infecções, sendo desenvolvido na forma de trofozoito e transmitido principalmente através do contato sexual, sendo que sua prevalência no hospedeiro se dá com o rompimento da barreira imune que propicia sua manifestação estabelecendo a infecção. O trichomonas vaginalis vive bem em ph aproximado de 6,0 a 6,5. No qual necessita de glicose para seu crescimento e para produção de energia necessária a sua sobrevivência e multiplicação, causando assim a infecção.
A Tricomoníase está inserida entre as cinco categorias de doenças infecciosas que mais levam pacientes em busca de tratamento médico em países desenvolvidos, na qual, estão às infecções sexualmente transmissíveis. São doenças de difícil detecção, porque os indivíduos são na maioria das vezes assintomáticos.

A doença pode afetar tanto mulheres quanto homens, sendo mais prevalente nas mulheres, os homens são na maioria das vezes portadores assintomáticos. No trato genital feminino, o parasito, frequentemente é relatado colonizando a vagina e ectocérvice. Indivíduos com inflamação severa, como a vaginite, geralmente apresentam corrimento devido à infiltração de leucócitos, odor anormal e prurido vulvar. A vagina e a cérvice podem apresentar lesões e pontos hemorrágicos que produzem um aspecto de morango.

E importante ressaltar que essa parasitose sexualmente transmissível esta presente em 39% das mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical, na qual provoca infertilidade em 20% dos casos devido à adesão e oclusão tubaria, induz o parto prematuro, baixo peso ao nascer, endometrite pos-parto, feto natimorto e morte. Os indivíduos com tricomoníase desenvolvem infiltração maciça de leucócitos e pontos hemorrágicos nos tecidos genitais que favorecem a transmissão do vírus HIV. E importante

Relacionados