Estamparia e Beneficiamento Têxtil
Nomes: Ana Moraes, Edina Saueressig, Karolyne Alfieri, Michelle Santana, Rafael Bezerra
Curso: Bacharelado em Negócios da Moda Turma: MOD01157
Data: 15 de setembro de 2014
PAPER SOBRE ESTAMPARIA E BENEFICIAMENTO TÊXTIL O artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica sobre métodos de estamparia e beneficiamentos em textêis. Aponta processos produtivos, tendo como principal objetivo a concepção de um panorama sob o enfoque das tecnologias.
Beneficiamentos Primários
Lavanderia
Destinada para lavagem de tecidos tintos e para desengomagem de tecidos provenientes da tecelagem. O tecido passa por três tanques à 95ºC, o primeiro com água, o segundo com produtos detergentes e o último apenas com água novamente. Ao final, o tecido passa por cilindros espremedores com pressão de 6t/cm², sai úmido e segue em rolões para o secador.
Secagem
O tecido pode passar por um tanque para amaciamento do tecido na entrada desta máquina, que em seguida passa por 20 cilindros aquecidos com vapor à 95ºC. Em tecidos mais finos passam a uma velocidade de 40 a 70 metros por minuto. Já tecidos mais grossos, com gramatura maior passam mais lentamente. Para cada artigo há uma tabela com a temperatura, velocidade e umidade a ser processada a fim de que a secagem seja efetiva.
Desengomagem
A desengomagem tem o objetivo de remover a goma que vem impregnada aos fios do tecido, que servem para aumentar a rigidez e resistência dos fios durante a tecelagem. É um processo fundamental para os tratamentos subsequentes, pois torna o material mais absorvente facilitando a penetração das substâncias de alvejamento, tingimento ou outros tratamentos.
Chamuscagem
Consiste na aplicação de chama a gás sobre o fio ou o tecido seco de algodão, lã, poliéster e suas misturas a fim de evitar que as fibras se desprendam com a fricção. A chamuscagem elimina pequenas fibras que estão na superfície do tecido. Tem por objetivo melhorar o aspecto, obter uma