Beneficiamento Têxtil
O beneficiamento compreende um conjunto de atividades, que uma vez aplicadas ao substrato têxtil, dão ao mesmo, características técnicas e estéticas, exigidas pelo consumidor.
Também poderíamos dizer que o beneficiamento pode ser entendido como o setor que cuida do enobrecimento dos substratos têxteis.
Sistema
Sistema é um conjunto de partes coordenadas entre si, que divide o beneficiamento em partes para melhor compreensão, a saber:
- Beneficiamento Primário: é o conjunto de operações mecânicas, físicas, químicas, bioquímicas e físico-químicas, destinadas a eliminar as impurezas das fibras têxteis e prepará-las para o tingimento, estamparia e acabamento final. Em particular são abrangidos os seguintes processos (somente em tecidos): Escovagem, Navalhagem, Chamuscagem, Desengomagem, Mercerização, Cozinhamento, Alvejamento.
- Beneficiamento Secundário: consiste em duas operações distintas que são: Tingimento - tornar os materiais têxteis coloridos; e Estamparia - aplicar desenhos coloridos ao substrato têxtil.
- Beneficiamento Terciário: Conjunto de processos que objetivam dar ao material têxtil melhor estabilidade dimensional, melhor toque, como características especiais: impermeabilidade, anti-chama e etc. Tais processos compreendem em: Flanelagem, Navalhagem, Lixar, Escovação, Ramagem, Calandragem e Sanforização.
Nota: O beneficiamento têxtil aplicado depende do tipo de fibras que está sendo trabalhada, e do emprego do produto final, ou melhor, nem sempre é necessária a utilização de todos os processos do beneficiamento em um determinado tecido.
Tratamento
Quanto aos tratamentos dentro do beneficiamento têxtil, podem ser divididos em quatro etapas, a saber:
Tratamentos molhados: São aqueles que empregam a água como solvente, que solubiliza ou dispersa os insumos e se comporta como veículo, conduzindo os insumos para o substrato têxtil, resultando daí o benefício.
Tratamentos físicos: São aqueles que utilizam elementos da