estagiário
Seu livro, conta esta historia impressionante, de maneira que nos permite entender a fundo como eram as coisas para as pessoas que não eram consideradas “puras”, para aqueles que não seguiam um padrão, no caso, o imposto pelo governo alemão. Um dos povos que mais sofreu e mais foi perseguido foi o povo judeu, e é exatamente sobre as experiências sofridas por esse povo que Eva Schloss contará em seu livro.
‘Depois de Auschwitz’ começa contando sobre a incrível e maravilhosa vida de Eva enquanto morou em Viena, cidade em que nasceu e se manteve até começar a ocupação nazista na Áustria. Impressionante ver a mudança que essa ocupação causou em sua vida e na de outros milhares de judeus. Do dia para a noite seu melhor amigo se tornou o seu inimigo, muitos pelo medo e outros por efetivamente incorporarem a ideologia racista pregada pelo nazismo. Os judeus tiveram que mudar suas vidas completamente. Eva vai nos contando como tudo foi mudando, e, de repente seus amigos foram proibidos de sair com ela, que passou a não poder frequentar mais uma escola comum, só podia ir a escolas próprias para judeus. Com o passar do tempo nova regra foi imposta em que todos os judeus deveriam andar com um ‘j’ pregado em suas roupas para serem diferenciados na ruas, e mais, os médicos judeus passaram a só poder atender judeus.
Conforme vamos lendo entendemos como era viver em uma época de total instabilidade. Conseguimos sentir na pele o desespero de um povo. Um dia dormir em uma casa grande, ter comida de sobra e no dia seguinte buscar um lugar para se esconder e, tendo sorte, conseguir um pouco de pão e água para se alimentar. Esse contexto de guerra vivido por Eva é difícil de entender para quem nunca passou por essa situação, como eu, talvez como você. Mas, diferente de ouvir uma