Estagio3
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CURSO: ADMINISTRAÇÃO
CLEYTON PEREIRA DA COSTA
ESTÁGIO CURRICULAR III
BELÉM - PARÁ
2012
RESUMO.
Iniciamos a cobertura de Ferbasa com recomendação de ATRAENTE para suas ações. Por meio da metodologia de fluxo de caixa descontado à taxa nominal de 13,3% a.a. até a exaustão estimada das reservas de minério de cromo (2064), estimamos preço-alvo de R$ 17,50 para dez/10, que corresponde a potencial de valorização de 33,1% em relação à cotação de
23/10/09.
A Ferbasa produz ferro cromo (FeCr), liga metálica utilizada na produção de aço inoxidável, e ferro silício (FeSi), para produção de aços especiais. É responsável por 85% da produção doméstica de FeCr e detém 85% da reserva de cromita. Em FeSi, responde por 37% da produção nacional.
A empresa é influenciada diretamente pelo ciclo do setor siderúrgico. Desta forma, registrou o melhor ano da história em 2008, porém enfrenta forte retração da demanda em 2009.
Os principais pontos de nossa tese de investimento são:
(1) Única produtora integrada, detentora dos direitos de exploração da maior reserva de cromita das Américas e líder na produção de FeCr;
(2) Produção de alta qualidade tanto em FeCr quanto em FeSi;
(3) Baixa concorrência doméstica;
(4) Sólida situação patrimonial e financeira; e
(5) Preocupação crescente com sustentabilidade ambiental, com a utilização somente de madeira de reflorestamento para produção de carvão vegetal e melhoria dos sistemas de controle ambiental na fábrica.
Os riscos associados ao investimento na Ferbasa são os seguintes:
(1) Reserva provada de cromita permite a produção por 28 anos e sua
ampliação