estagio
Adam Smith é o pai da economia moderna, considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico, e de grande importância para a Administração. Deu importância ao planejamento e organização dentro das funções da Administração. Em sua análise abordou que divisão do trabalho elevava a produtividade por aumentar a habilidade e a destreza de cada trabalhador em determinada tarefa.
Visualizava o principio da especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção. O principio da especialização e o princípio da divisão do trabalho aparece em referencias em seu livro Da Riqueza das Nações. Adam Smith reforçou bastante a importância do planejamento e da organização dentro das funções da Administração.
Smith afirma que “a divisão do trabalho, reduzindo a atividade de cada pessoa a alguma operação simples e fazendo dela o único emprego de sua vida, necessariamente aumenta muito a destreza do operário.” Além disso, os trabalhadores não perderiam tempo passando de uma atividade à outra – sua cabeça estaria voltada apenas para aquela atividade feita por ele. Movimento que aumenta as chances de o operário realizar mais rápido a tarefa, além de pensar em soluções como a invenção e o aprimoramento de máquinas, que facilitariam seu trabalho.
E dessa forma, a certeza de poder permutar toda a parte excedente da produção de seu próprio trabalho que ultrapasse seu consumo pessoal estimula cada pessoa a dedicar-se a uma ocupação específica, e a cultivar e aperfeiçoar todo e qualquer talento ou inclinação que possa ter por aquele tipo de ocupação ou negócio. A divisão do trabalho se equilibra pelo mesmo mecanismo da competição e da oferta e