estagio
O início da docência é um período de tempo que compreende os primeiros anos na profissão, nos quais os professores fazem a transição de estudantes a docentes. É uma etapa de tensões e aprendizagens intensas, em contextos geralmente desconhecidos, onde adquirem conhecimento profissional que possibilitam a sua sobrevivência na profissão. As primeiras experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira têm influência direta sobre a sua decisão de continuar ou não na profissão, porque este é um período marcado por sentimentos contraditórios que desafiam cotidianamente o professor e sua prática docente.
Atividade 1 - Orientação e discussão do Estágio.
O objetivo principal da orientação do professor coordenador é esclarecer e orientar os alunos do Curso de Pedagogia em todas e quaisquer dúvidas que envolvem as atividades do Estágio Supervisionado.
A professora passa todas as informações pertinentes ao estágio, dá dicas e modelos da realização do estágio e do relatório, além das orientações da legislação, modelos de documentos e formulários e fala também das atribuições do estagiário, o que pode ser feito, qual é o papel e qual é a importância deste período.
No momento em que fazemos o estágio passamos de aluno para quase professor, percebemos que o ato de dar aula é muito mais a prática, o talento, a vontade, do que a formação teórica, que é importante, mas não nós da a vivência e nem condições plenas de exercer a profissão.
Atividade 2 - Apresentação do estagiário na unidade escolar
Foi usado o mesmo documento apresentado para início do Estágio de Coordenação.
-Anexo 1
Atividade 3 – Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Atividade 4 – Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática