Estagio
I – Diagnóstico
1. Caracterização da Escola. Funcionamento da Escola. Recursos materiais e humanos existentes, ocupação dos espaços escolares, anos de escolaridades, modalidades e atividades pedagógicas praticadas e oferecidas, regulamentos – (citação do Regimento Interno). Lei de Criação e critérios de eleição dos Conselhos Escolares, mecanismos de participação da comunidade na Escola, agentes locais e espaços parceiros da Escola, acordos de cooperação da Escola com a comunidade, apoios que a comunidade oferece, relacionamento com as outras escolas,etc.
2. Caracterização do Meio Social, Econômico e Cultural. Ambiente físico e social: condições geográficas, acesso, aspectos demográficos, migrações, estrutura etária da população, etc. Situação sócio-econômica: nível de renda familiar, condições de trabalho da população, principais setores de atividade econômica, perfil profissional dos pais, acesso a serviço de saúde, condições de habitação... Aspectos socioculturais: nível de instrução dos pais e irmãos, hábitos alimentares e de higiene, bens culturais, lazer, etc.
3. Identificação de Problemas
• Problemas de natureza social
Desigualdades sociais, analfabetismo, desemprego, exclusão social, violência, etc.
• Problemas de natureza educativa Prática pedagógica (motivação, aprendizagem, integração das disciplinas, seleção de conteúdos significativos, hábitos de estudos...) e problemas escolares (evasão, repetência, indisciplina, defasagem idade/série, etc.)
• Problemas de natureza Organizacional
Padrão da gestão, (grau de democratização x autoritarismo), hierarquização, gerenciamento de recursos materiais e financeiros, participação dos profissionais em formação continuada, cumprimento do regimento escolar, distribuição e ocupação do tempo e espaço escolar...