Criptografia utilizando chaves
1) Quais os serviços que devem ser oferecidos a partir do uso de criptografia? Explique ilustrando, através de uma situação real, o uso desses serviços.
R: X.800 define o serviço de segurança como um serviço fornecido por uma camada de protocolo de comunicação de sistemas abertos, que garante a segurança adequada dos sistemas ou das transferências de dados.
RFC28 define um serviço de processamento ou comunicação que é fornecido por um sistema prover um tipo especifico de proteção aos recursos do sistema. Os serviços de segurança implementam políticas de segurança e são implementados por mecanismos de segurança que são projetados para detectar, impedir ou permitir a recuperação de um ataque à segurança. Alguns exemplos de mecanismos de segurança são algoritmos de criptografia, assinaturas digitais e protocolos de autenticação.
Os serviços de segurança incluem autenticação, controle de acesso, confidencialidade de dados, integridade de dados, irretratabilidade (não-repúdio) e disponibilidade.
2) Caracterize Criptografia Simétrica e Criptografia Assimétrica. Para tanto, descreva o funcionamento de um sistema que utiliza cada tipo e indique as principais diferenças entre esses tipos, vantagens, desvantagens e exemplos de algoritmos utilizados em cada um.
R: A criptografia simétrica ou convencional é uma forma de criptossistema em que a criptografia e a decriptografia são realizadas usando a mesma chave. Ela transforma o texto claro em texto cifrado, usando uma chave secreta e um algoritmo de criptografia. Usando a mesma chave e um algoritmo de decriptografia, o texto claro é recuperado a partir do texto cifrado.
A criptografia assimétrica ou chave publica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave publica e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente a todos correspondentes, enquanto a chave privada deve ser reconhecida apenas pelo seu dono.
3) O que são