Primeira guerra mundial
ORIENTAÇÃO: Primeiro estude esta nota de aula complementar, estude o assunto no livro didático (UD IV – A Primeira Guerra Mundial: pg 161 a 169) em seguida, faça os exercícios do livro de exercícios, e o trabalho proposto (VAMOS VER O QUE VOCÊ ENTENDEU?). Mantenha em dia. Não deixe para ultima hora!
NOTA DE AULA – A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Objetivos:
Identificar a Primeira Guerra Mundial como resultado da competição entre as nações imperialistas.
Identificar as fases e os blocos envolvidos na guerra.
Discutir as principais transformações mundiais após a Primeira Guerra.
Relacionar o crescimento econômico americano à Primeira Guerra Mundial.
A EUROPA NO CENTRO DE UM CONFLITO GLOBAL
No dia 28 de junho de 1914, o príncipe austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia morreram num atentado, quando desfilavam de carro por uma avenida em Sarajevo, capital da Bósnia. Para os historiadores, o fato marca o início da maior guerra já travada até então: a Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, que resultou em milhões de mortos.
Por que a morte de um casal de nobres europeus poderia causar uma guerra no mundo inteiro? Sem dúvida, era um fato muito grave. Contudo, por si mesmo não seria suficiente para acarretar um conflito mundial.
O fato é que naquele momento havia um pesado clima de tensão em toda a Europa. As disputas entre os Estados europeus mais poderosos vinham se acumulando havia muito tempo, e a guerra tinha se transformado numa possibilidade real.
Os governantes falavam em paz, mas se preparavam para a guerra e fortaleciam seus exércitos. Por isso, os anos que antecedem a Primeira Guerra Mundial são conhecidos como o período da "Paz Armada".
Faltava apenas alguém dar o primeiro tiro. Esse tiro foi o que matou o príncipe Ferdinando. O atentado desencadeou uma sucessão de acontecimentos que conduziram à guerra.
A GRÃ-BRETANHA TEM MUITO