Estagio Supervisionado
ATIVIDADES OBSERVADAS
Primeira semana:
Montagem das armações e das formas.
A armação de malha de pilar é realizada no chão próximo ao local de montagem de forma e concretagem. Depois a armação é transportada transferindo os eixos pro local indicado. Após a transferência da armação é posicionado os gastalhos no pé do pilar, são fixados com pregos de aço. São colocados os painéis de forma fixados com os espaçadores que permitem o recobrimento mínimo de 2 cm. Em seguida é verificado o nivelamento da forma da estrutura e com o prumo de centro verifica-se o prumo da estrutura, encosta-se o prumo na forma do pilar e analisado se esta no nível de acordo com o projeto. Exemplo de verificação de nível
Segunda semana:
Taliscamento
Primeiro são preparada as peças para fazer o taliscamento. A talisca é feita de argamassa. É colocada numa forma e após cortada em retangulos tendo cerca de 1cm de altura. O taliscamento é feito a partir da situação irregular do piso ou da parede e serve para nivelar o uso do reboco ou do contrapiso. Uma quantidade de argamassa é colocada no chão para realizar a fixação da taliscas mantendo o nivel do projeto. O nivel é marcado com um fio de nylon e a partir dessa marcação as taliscas são fixadas mantendo a mesma distancia.
Impermeabilização – tinta
Terceira semana:
Impermeabilização – manta asfáltica Após a secagem da tinta começa a aplicação de manta asfáltica. Ela é chamada de manta “asfáltica” por sua constituição ser à base de asfalto. Em sua aplicação, é utilizado o maçarico que vai queimando-a toda à medida que se vai desenrolando-a. Com o fogo, ela fica mole e “gruda” no piso. Deve manter uma inclinação indicada no projeto permitindo o escoamento da água. Em cima, ela recebe o contrapiso para regular o piso e proteger a impermeabilização.
Marcação de parede O topografo realizando a marcação de paredes de acordo com o projeto.