Estagio supervisionado
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professor: Márcio Cardoso Lima
Curso: Letras, 4° Período
Acadêmicas:Isadora S. Sousa, Luciana Eduarda de Sousa,
Maria Hosana Santana
Resumo:
COISAS QUE TODO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PRECISA SABER – A Teoria na Prática Luciano Amaral Oliveira
CAPÍTULO 2 - O ENSINO PRAGMÁTICO DA LEITURA
Aracaju, 19 de setembro de 2014
O ensino pragmático da leitura.
Introdução
Há muito tempo ouve-se que para falar e escrever bem é necessário entender gramática normativa. Também nota-seque muitos estudantes, além de leem mal não escrevem bem e mesmo concluindo o ensino regular tem muitas dúvidas referente a normas gramaticais. Isso porque a leitura não é somente uma atividade de caráter lingüísticos e o individuo necessita ter outros tipos de conhecimentos prévios para entender um universo da leitura.
2.1 - Tipos de conhecimentos necessários para leitura
Para ler entender um texto o leitor precisa ter conhecimentos prévios em relação ao que está lendo vejamos algunstipos de conhecimentos:
Conhecimento Linguístico – baseia-se na semântica, na sintaxe, morfologia, fonológicos e ortográficos.
Conhecimento Enciclopédico – Todo conhecimento que adquirimos a respeito do mundo baseado no senso comum sejamtécnicos e específicos.
Conhecimentos Textuais – Refere-se ao que entendemos por elementos textuais e seus gêneros estes ficam armazenados na memória de cada individuo.
Dentro desse contexto é perceptível que mesmo que a pessoa alfabetizada encontra dificuldade quando se depara com alguns textos por causa da falta de alguns desses conhecimentos citados. Um bom exemplo é a linguagem jurídica usada pelos profissionais da área mesmo alguém alfabetizado e que tenha terminado o ensino médioou até mesmo alguém de curso superior que não seja da área de direito encontrará dificuldade em ler e entender algum texto jurídico, pois a linguagem utilizada por eles é uma