Estagio supervisionado
Quais Estratégias? Quais Competências?
Philippe Perrenoud. Org.
( Qual a natureza das competências do professor e como essas competências profissionais são adquiridas?
O professor profissional deve ser capaz de: • analisar situações complexas, tendo como referência diversas formas de leitura; • optar de maneira rápida e refletida por estratégias adaptadas aos objetivos e às exigências éticas; • escolher conhecimentos, técnicas e instrumentos mais adequados; • adaptar rapidamente seus projetos em função da experiência; • analisar criticamente suas ações e seus resultados; • aprender, através dessa avaliação contínua.
Cap.9- O trabalho sobre o habitus na formação dos professores: Análise das práticas e tomada de consciência
(Philippe Perrenoud)
Perrenoud ( não sabemos o que fazemos ( é como se nossa ação “caminhasse por si”, fosse “natural” (
(inconsciente prático (segundo Piaget) ( produto da formação de rotinas, ou de um desconhecimento, um efeito da impossibilidade e da inutilidade de estarmos sempre conscientes de nossos atos e motivações.
Piaget ( as ações não se sucedem ao acaso - repetem-se e explicam-se da mesma forma em situações comparáveis.
( esquemas ( o que há de comum nas repetições ou aplicações da mesma ação ( transferível, generalizável entre uma situação e outra.
HABITUS ( (intuição, feeling, senso clínico, insight) conjunto de esquemas de percepção, de pensamento, de avaliação e de ação - somos capazes de enfrentar com acomodações, muitas situações cotidianas.
Os esquemas permitem adaptar a ação às características de cada situação ( inova apenas para compreender o que a torna singular.
( Quando a adaptação é menor ou excepcional, não há aprendizado ( na zona da flexibilidade da ação.
( Quando a adaptação é mais forte ou se reproduz em situações semelhantes, a diferenciação e a coordenação de esquemas existentes se estabilizam e são criados