Estagio supervisionado
Destaca algumas partes do seu corpo (boca, nariz, mãos, etc.), nomeia algumas. Reconhece a imagem no espelho. Reage à dor chorando/reclamando a atenção do adulto. Não expressa e não manifesta as suas necessidades pessais (vontades, sede, cansaço, etc.) aos adultos de maneira gestual. Relaxa quando o ambiente permite. Aceita as demonstrações de afeto das pessoas adultas conhecidas/agrada-lhe. Manifesta o seu estado de ânimo de maneira não-verbal.
Experimenta e realiza atividades pedagógicas que estão ao seu alcance. Mostra-se contente quando o felicitamos. Agrada-lhe ser o centro das atenções em determinadas ocasiões.
Agrada-lhe sair ao parque. Necessita de atividade ao ar livre. Escolhe sempre bonecas para brincar e gosta de brincar de mãe e filha. Sobe e desce das pedanas na sala.
Entra contente no berçário. Separa-se da mãe sem dificuldade. Às vezes chora/aceita o consolo da educadora, dependendo do momento fica tranquilo. Mostra-se contente na maior parte do tempo.
Conhece os espaços habituais do berçário e as pessoas adultas próximas. Tem curiosidade para explorar os espaços do berçário.
Orienta-se nos espaços habituais do berçário (sala de atividades, parque, corredores, refeitório e banheiro.
Está aprendendo a compartilhar os objetos. Colabora com a educadora ao recolher os brinquedos. Participa das atividades coletivas. Sabe onde são guardados os objetos da sala. Solicita ajuda e aceita quando necessita. Pega a bolsa para ser trocada, puxa o papel para limpar o nariz e joga fora na lixeira.
Interage com os colegas da sala. Mostra interesse pelas outras crianças: imita, toca, sorri pra elas. Começa a compartilhar pequenos momentos de jogo com a intervenção do adulto e em atividades de grupo propostas. Quando a incomodam: chora, não se defende e procura ajuda Manifesta preferências por certos companheiros (as).
Não comunica suas necessidades. Comunica-se gestualmente. Diz