Estagio ensino fundamental
4.3. Duração: 4 aulas
4.4. Justificativa: A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.
Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil
4.5. Objetivo Geral: Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
4.6. Objetivos Específicos: * Discutir com os alunos as principais causas de bullying. * Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar. * Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar. * Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar. * Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar..
4.7. Referencial Teórico do Projeto:
Brincadeiras de mal gosto como chamar o colega de baleia, feio, dentuço, ou seja, brincadeiras que de alguma forma tendem a ofender seus receptores, estão presentes no cotidiano das salas de aula e a partir do