Estagio 1 em matematica
Resumo Esse texto apresenta idéias gerais sobre a pesquisa que nos propomos a realizar, tendo a Educação Matemática como área mais abrangente de investigação, mergulhados, mais especificamente, na Formação de Professores de Matemática concebida como uma das tendências no contexto dessa área. Nossa preocupação inicial é o estudo do desenvolvimento profissional dos licenciandos no Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática, dentro de um contexto de trabalho colaborativo, concebendo o estágio supervisionado como campo de conhecimento, a partir de uma visão de estágio baseado na pesquisa.
Introdução Existe ainda correntemente, nas licenciaturas em Matemática, a idéia de que o estagio curricular supervisionado é apenas o momento de enviar os licenciandos para a escola, sendo a hora de colocar em prática a teoria estudada nos cursos de formação, o que reforça o modelo da racionalidade técnica (SCHÖN, 1991) na formação de professores. Percebemos ainda, que o estágio é tratado sem científico. Esta pesquisa busca compreender o estágio curricular supervisionado como campo de conhecimento, onde os saberes da ação pedagógica se mostram capazes de contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente, numa
1
reflexão mais aprofundada ou amparada num olhar de cunho
Professor da rede pública estadual de ensino em Roraima. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas/NPADC/UFPA. 2 Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas/NPADC/UFPA.
perspectiva de profissionalização do ensino. Assim, o trabalho
discute a
possibilidade de olhar o estágio supervisionado a partir de uma postura científica, amparado no pressuposto de que a pesquisa deve permear este momento importante na formação do professor de matemática.
As Idéias iniciais... A busca de um problema orientador para a