estagiario
Modernismo Brasileiro
“Expressionismo”
As Vanguardas Européias
Manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas
primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
A Europa vivia um clima de rompimento com todo o passado
artístico e cultural.
O clima político era tenso às vésperas da Primeira Guerra
Mundial (1914-1918) e com a Revolução Russa, em 1917.
Por essa razão..
A tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo
de criação artística e literária.
Eles viviam intensamente a glorificação do mundo moderno e a criação, totalmente livre, de cada modo de expressão, de cada estilo e temática, de cada pintura ou escultura.
Com as conseqüências das devidas revoltas resultou destes grandes acontecimentos, o surgimento de um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder.
Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e o surgimento dos movimentos artísticos que chamamos de vanguardas.
Todos se pautavam no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia. As vanguardas apresentaram ao mundo uma nova maneira de fazer Arte, pautada na liberdade de criação e no rompimento com o passado cultural tradicionalista.
A partir de 1880, explode na Europa as vanguardas, que desejavam trazer novidades e fugir de tudo que era tradicional. Teve cinco movimentos importantes: Cubismo
Deixou suas marcas ao imprimir novas técnicas narrativas que fragmentavam a realidade e permitiam uma desconstrução da visão clássica sobre o tempo e o espaço. Também tinha a intenção de acabar com a idéia do belo, sendo os quadros