estagiario
Nem todas as junções entre ossos são constituídas para permitir movimentos ; algumas servem de engrenagem, outras para crescimento, estas nas epífises.
Articulação é o conjunto de partes moles ou duras que servem de união entre dois ou mais ossos próximos. A parte da anatomia que estuda as articulações é a Sindesmologia.
A Cinesiologia estuda a mecânica do movimento humano- a relação funcional dos ossos ,articulações e músculos quando eles trabalham em conjunto para produzir o movimento coordenado.
O estudo das articulações interessa a várias especialidades da área da saúde, como a reumatologia, ortopedia e fisioterapia,dentre outras.
Podemos classificar as articulações de acordo com a substancia interposta entre as peças ósseas e o grau de movimento.
A) Articulações Fibrosas ou Sinartroses- o tecido interposto entre os ossos é fibroso e por isso elas são imóveis.São as seguintes;
SUTURAS- ocorrem somente entre os ossos da cabeça e podem ser de quatro Tipos: a)Plana- a união é retilínea. Ex. internasal,palatina, mediana,nasomaxilar,frontolacrimal,esfeozigomática,lácrimomaxilar.
b)Escamosa- a união é em bisel. Ex. temporoparietal,esfenofrontal,esfenotemporal
c)Serreadas- a união é em forma de dentes de serra. Ex. interparietal,frontoparietal,ociptoparietal,zigomáticamaxilar.
d)Esquindilese- a crista de um osso se encaixa numa fenda de outro.A única que existe é entre a base do vômer e uma crista no corpo do esfenóide
TIPOS DE SUTURAS
A- DENTEADA B – ESCAMOSA C –PLANA D - ESQUINDILESE
A partir dos cinqüenta anos as suturas sofrem um processo de ossificação que é denominado sinostose.
GONFOSE- um pino em um encaixe.ë a articulação entre os dentes e seus alvéolos. Podem ser maxilares e mandibulares GONFOSES MAXILARES E