Antracnose da manga
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Agronomia - Área de Fitossanidade Laboratório de Epidemiologia de Doenças de Plantas
INFORMATIVO TÉCNICO Número 00
Antracnose da Mangueira
Qual a importância da doença?
É a doença mais importante da mangueira em todo o mundo, responsável pelas maiores perdas econômica em áreas produtoras de manga, necessitando, em certas ocasiões, de tratamento pós-colheita. Alta severidade da antracnose ocorre em locais ou épocas onde há frequência de chuvas e predominância de alta umidade relativa. No Semiárido nordestino, sua importância é restrita às épocas em que a floração e o desenvolvimento de frutos, coincidem com a ocorrência de chuvas.O que causa a doença?
O que causa a doença?
Esta doença é causada por Colletotrichum gloeosporioides, fungo patogênico que sobrevive em tecidos vivos ou mortos caídos no chão, principalmente os frutos, em hospedeiros silvestres e em outras culturas hospedeiras como mamoeiro, abacateiro e cajueiro.
Quais os sintomas da doença?
Os períodos críticos de maior suscetibilidade da mangueira às infecções por C. gloeosporioides são: fase de florescimento, frutificação, emissão de folhas novas e gemas florais. São nessas ocasiões em que o patógeno pode causar queima de panículas, mumificação de frutos e necroses em folhas (Figuras 1 e 2).
Figura 1 - a) Sintoma de antracnose em frutos jovens e, b) em folhas.
Figura 2 - a) Sintomas de antracnose em folhas jovens e, b) em panícula.
Sintomas em folhas são inicialmente manchas pequenas, de contorno arredondado ou irregular e coloração marrom escura, cerca de 1 mm a 10 mm de diâmetro, que podem surgir tanto nas margens como o centro do limbo foliar, e em ambos os lados da folha. Em condições de alta umidade, estas manchas ficam maiores e podem causar o rompimento do limbo.
Infecções em brotações e/ou ramos