Manejo integrado na duenca da mangueira
9685 palavras
39 páginas
Manejo Integrado de Doenças da MangueiraMANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS
DA MANGUEIRA
Laércio Zambolim1,
Nilton T. V. Junqueira2
A história do manejo integrado teve início com as pragas. A partir de
1930, por mais de quatro décadas o controle de pragas e, até certo ponto o controle de doenças, tinha por objetivo erradicar os insetos-praga e patógenos.
Naquela época, quando se falava em erradicação, o sentido era o de eliminar completamente o agente nocivo, o contrário do conceito moderno que é o de redução da população inicial e manutenção da população em equilíbrio, visando convivência harmônica dos agentes nocivos com as plantas e meio ambiente. No passado, o controle de pragas baseava-se no método de aplicação em larga escala e continuada de inseticidas, devido ao baixo custo e largo espectro. Entretanto, com o tempo verificou-se que essa prática era inadequada por provocar contaminação no agroecossistema causando desta maneira, seu desequilíbrio. Espécies tornaram-se resistentes com o conseqüente ressurgimento de espécies previamente controladas, surtos epidêmicos de pragas historicamente de importância secundária e redução da população de insetos benéficos. Além disto, passaram a ser observadas efeitos deletérios em animais selvagens, domesticados, homem, bem como acúmulo de resíduos tóxicos no solo, na água e nos alimentos.
Entretanto, progressos eram obtidos durante esse período devido: 1-a formulação da teoria do controle biológico, com seus predadores, parasitas e métodos de controle populacional; 2-o conceito da manutenção dos insetos em níveis economicamente toleráveis, por meio do manejo do ecossistema, baseado num maior conhecimento de ecologia aplicada e de dinâmica populacional. Nas décadas de 50 e 60, surgiu o conceito integrado de controle de pragas, cuja característica é empregar com maior amplitude as táticas de controle dos agentes nocivos. De acordo com Stern et al.
1
Departamento de Fitopatologia, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais,