estado socialista
Estado Socialista
O Estado socialista é um regime vigente que se iniciou no século XIX, inicialmente na União Soviética e depois adotado por outros países. Foi criado pois o capitalismo não estava agradando os trabalhadores europeus em razão da condição de exploração em que viviam. Queriam então fazer uma organização econômica que fizesse prevalecer o interesse geral por meio de um plano concertado, assim foi onde ocorreu a socialização dos meios de produção, uma economia planificada e a não existência de classes sociais.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e o controle do estado e divisão igualitária da renda.
A partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo e atualmente é utilizado por poucos países.
Capitalismo de Estado
È um sistema sócio econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas e edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedades privada, tem um dono. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o feudalismo cuja riqueza vinha da exploração de terras e de trabalhos realizados por escravos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
No capitalismo, toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal. Os trabalhadores recebem um salário em troca do seu trabalho. Toda negociação é feita com dinheiro. O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).
Fases do Capitalismo:
Capitalismo Comercial
Capitalismo Industrial
Capitalismo Financeiro
Capitalismo Social
O filósofo inglês Thomas Hobbes, no século XVII, criou o conceito de capitalismo liberal, onde o ser humano é