Estado Socialista
Trabalho feito a partir de pesquisas sobre o Estado Socialista onde podemos nos aprofundar no assunto e entender um pouco mais a história e importância do socialismo em nossa sociedade.
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa à igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
1. Desenvolvimento
O SOCIALISMO O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial). Na teoria marxista, o socialismo representava a fase intermediária entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
Os primeiros socialistas formularam críticas ao progresso industrial e chegaram a propor reformulações sociais e uma sociedade mais justa. Entre eles podemos destacar Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Fourier teria sido um dos primeiros a usar a palavra “socialismo” e era herdeiro da ideia do filósofo iluminista Rousseau de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Todos eles elaboraram soluções que não chegaram a constituir uma doutrina e sim modelos idealizados (ideal de justiça social), o que levou alguns a chamarem-nos de utópicos. Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século