estado-nação e territorio
Aluna: Emily da Silva Benkendorf e Amanda Corrêa
Série: 1º ano 2
Data: 11-06-2014
Professora: Luciana
Trabalho de Português Humanismo
O Humanismo – o homem como medida
Rompendo com o poder e a influência da Igreja católica sobre a produção da arte e do conhecimento, a perspectiva humanista coloca o homem como a medida de todas as coisas, isto é, o ponto a partir do qual se pretende observar, compreender e explicar o mundo. Com isso, a verdade preestabelecida dos dogmas religiosos começa a dividir espaço em um olhar interessado na investigação dos mistério que dizem respeito a realidade do universo humano.
O contexto de produção
A compreensão de mundo presente na arte do período humanista revela um movimento fundamental na historia da civilização ocidental: a passagem da idade média para a Era Moderna. Como movimento de transição, a arte humanista conviverá, então, com elementos característicos desses dois períodos.
O contexto histórico
A divisão rígida da sociedade em clero, nobreza e plebe é acrescida de uma classe que irá questionar essa estrutura fixa: a burguesia, ligada ao comércio e sinalizado os primórdios do capitalismo. Entre o século XV e XVI manifesta transformações profundas na estrutura da sociedade. As cidades passam gradativamente a substituir os feudos como espaço onde se organiza a vida social. A divisão do mundo em esferas superior e inferior (céu e terra) é trocada pela observação da natureza, na tentativa de descobrir leis de funcionamento baseadas em elementos físicos e não sobrenaturais.
O contexto cultural
Os historiadores passam a se preocupar com a utilização de provas, documentos e testemunhos dos episódios relatados, substituindo a narração da fantasia historiográfica por um compromisso maior com o registro da realidade, ainda que mantendo a habilidade narrativa e a dimensão ficcional com as quais os novos relatos continuam a trabalhar.