Fichamento - Estado Nação e território
1- O que define a extensão geográfica da soberania do estado são as fronteiras, no território nacional, está noção política foi criada pelo Império Romano. O poder do Estado é soberano, é ele que estabelece as divisões internas, realiza os censos, organiza as informações sobre a população e atividades econômicas.
A noção contemporânea de fronteira política internacional separando os Estados soberanos surgiu no final da Idade Média, junto com os Estados territoriais. Esses estados originaram-se na Europa do Renascimento, quando o poder político foi unificado pelas monarquias e ganhou uma base geográfica definida, passível de ser delimitada por fronteiras lineares. O Estado territorial correspondeu à monarquia absolutista.
A revolução Francesa de 1789 assinalou um momento chave da transformação do Estado territorial absolutista em Estado nacional. Ouve uma assembleia constituinte que revogou os privilégios da nobreza e do clero e no dia 26 de agosto de 1798 foi divulgada a Declaração dos Direitos do Homem. Essa revolução adotou em 1791 a doutrina dos três poderes, em 1792 derrubou a monarquia e proclamou a república. Definia-se assim o formato do Estado Nacional contemporâneo.
2- O Estado contemporâneo foi uma criação da civilização europeia. As potencias mercantis desta estabeleceu nos séculos XVI e XVII os fundamentos para a posterior definição das fronteiras nacionais na América. Na América do norte, o processo de formação dos Estados começou no séc. XVIII. Na América do sul, a descolonização e a formação dos Estados Nacionais iniciaram no séc. XIX.
Nos séculos XIX e XX, o neocolonialismo europeu traçou fronteiras políticas na Ásia e na África. Após a II guerra mundial, com o enfraquecimento geopolítico das nações europeias, iniciou-se o processo de descolonização nesses países. Nesse processo as colônias lutaram por autonomia política e econômica, recuperando ou adquirindo sua independência.
2.1- Os EUA, já