CONCEITO DE NA O E ESTADO NA ES SEM TERRIT RIOS E VATICANO
CONCEITO DE NAÇÃO E ESTADO
NAÇÕES SEM TERRITÓRIOS E VATICANO
Juiz de Fora
2015
CONCEITO DE NAÇÃO E ESTADO
NAÇÃO
A nação é uma herança de uma história, munida de obras, provações, sentimentos, força, podendo ser ainda somado pela interação de elementos raciais e culturais.
A nação é uma comunidade de pessoas reunidas num mesmo território, onde as mesmas possuem a origem, os costumes e a língua em comum. Existem alguns elementos essenciais para a constituição da nacionalidade, conforme o consenso da maioria dos especialistas, tais como: tradição comum de cultura, origem e raça (fatores objetivos), e a consciência do grupo humano de que esses elementos comunitários estão presentes (fator subjetivo).
O segundo fator, fundamental para existência da nação, que une seus membros, mais do que a identidade de idiomas ou convivência num mesmo território, é o vínculo puramente moral ou psicológico representado por um destino comum, forjado na história da formação da nacionalidade.
Todas as pessoas pertencentes ao grupo permanecem unidas não apenas por manter os costumes de seus antepassados, mas sim porque é de sua própria vontade permanecer unidos no presente para atingirem os objetivos comuns no futuro.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
Devido a sua fluidez do conceito de nação, fica difícil determinar rigorosamente em termos científicos, seus elementos constitutivos.
O elemento étnico, sempre apontado de início, não é, entretanto aceitável, devido s misturas raciais verificadas ao longo da história. Costuma-se ainda apontar como elementos constitutivos da nação a tradição histórica, cultural, o idioma e a religião, porém, não são essências. Visto que uma religião comum, por exemplo, pode vincular homens de diferentes nações, mas nada impede que numa mesma nação existam pessoas de várias crenças.
HISTÓRICO
A ideia de nação é historicamente recente. Em sentido amplo, a concepção de nacionalidade começou a tomar corpo com o