ESTADO GOVERNO E MERCADO
PNAP – Especialização em Gestão Pública 2014
Pólo de Bela Vista
Atividade Avaliativa da Unidade 3
Nome do cursista: Gilmar Machado da Costa
Disciplina: Estado, Governo e Mercado.
Professor: Caio Chiariello
a) Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?
O liberalismo prega a liberdade, todo indivíduo é portador de direitos irrevogáveis, que devem ser respeitados por qualquer governo: seja o governo de um só, de poucos ou de muitos, com isso aplicou-se a sobrevivência do mais forte em relação às produções, e domínio de mercado, o que culminou com estagnação do modelo, desta forma o estado é convidado para participar da economia, não apenas policiando a sociedade e protegendo a propriedade privada e os meios de produção, mas atuando vigorosamente no sistema econômico, regulando novamente as relações entre capital e trabalho. Vem a exercer o papel de regulador econômico, sem o qual a “seleção natural”, criaria um monopólio, dando-se fim ao próprio mercado. Há a permissão da sociedade para a utilização da coerção física por parte do estado em prol da garantia da liberdade e propriedade.
A premissa maior para a permissão da sociedade para a inserção do estado como regulador econômico e o ingresso da mesma sob a ordem civil, é a preservação pelo estado de seus direitos naturais, pois a renúncia a qualquer de seus direitos, mesmo que voluntaria, seria ilegítima, desta forma, todos devem seguir os preceitos, (lei, politica), do estado, caso contrário, sofrerá as consequências.
b) Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o Estado?
A maioria corresponde à classe dominada, que é a maior parte da população, recebe salários insalubres, não possui estudos, que vive sob as mazelas da sociedade, não possui plena assistência das políticas sociais, já a minoria corresponde aos detentores do poder econômico e