ATIVIDADE LABORATORIAL 1.2 QUIMICA 10ºANO

833 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE QUÍMICA

10ºB
Ângelo Belchior nº2
Beatriz Martins nº3
Diogo Romão nº8
Márcia Ribeiro nº11
Carolina Cabrita nº20

Objectivo

Com este relatório pretendemos mostrar como decorreu a actividade laboratorial 1.2 - Teste da chama, em que verificámos as várias cores que esta podia tomar, com diferentes substâncias, que se realizou no passado dia 5 de Novembro, na aula de Física e Química A, sob a orientação do professor Ricardo Santos.

Conceitos Teóricos

O teste da chama é uma técnica analítica simples para descobrir a presença de elementos químicos numa amostra (análise elementar) baseado no espectro de emissão característico de cada elemento.
O teste é baseado no facto de que quando certa quantidade de energia (no caso da chama, energia em forma de calor) é fornecida a determinado elemento químico, os electrões da última camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado, e quando estão no estado excitado, retornam para o estado fundamental libertando energia na forma de luz com um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um electrão é única para cada elemento. Apenas alguns elementos liberam radiação com comprimento de onda na faixa da luz visível, e o olho humano é capaz de identificar as cores emitidas por esses elementos. Dessa forma é possível identificar alguns elementos através das cores emitidas por eles quando aquecidos numa chama.
É uma técnica de análise qualitativa, ou seja, apenas detecta os elementos presentes, sem que se saiba em que quantidades eles existem. Por outro lado, só permite identificar um número reduzido de elementos. A presença de vários elementos dificulta a identificação, já que ocorre uma sobreposição de cores.

Parte Experimental

Os materiais utilizados durante a actividade:

Lamparina, taça de porcelana, vidros de relógio, gobelé, espátula, pipeta de Pasteur, ansa, tabuleiro de auxílio, fósforos e espectrómetro.

Os

Relacionados