Trabalho Individual Leandro Silva 6 Semestre De Contabeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS 4
2.1 sistemas de Acumulução de custos 4
2.2 Custeio Variável 4
2.3 CUSTEIO DE ABSORÇÃO 5
2.4 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 6
2.5 CUSTOS VARIAVEIS E FIXOS 7
2.6 RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS 7
3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 9
5 IMPOSTOS SOBRE VENDA 10
6 ANALISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 12
7 IMPORTANCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO 14
8 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério derateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério. O objetivo desta aula é fornecer elementos para essaanálise da natureza dos custos indiretos envolvidos na fabricação dos produtos.
Pela própria definição, custos indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, podendo, portanto serapropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto.
As estimativas feitas para apropriar esses custos contêm certo grau de subjetivismo, dependendo do critério utilizado paradistribuir o custo.
Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Por exemplo, no seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a área deadministração, pode-se utilizar a área ocupada por cada setor ou a importância segurada de cada setor, se esta for de maior relevância.
2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS
2.1 sistemas de Acumulução de custos
O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.
Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo