Estado,governo e Mercado
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
ADRIANE FATIMA DE BONI
As Ações do Poder Judiciário frente ao Mercado
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Prof. Responsável: Ivan Pinheiro
Professor-Tutor: Carolina Prestes Turcato
Porto Alegre, dezembro de 2013 As Ações do Poder Judiciário frente ao Mercado
Para podermos atingir o conhecimento precisamos refazer a leitura das primeiras semanas de estudo, ou seja, os primeiros governos que concentravam todos os poderes do Estado; legislar, implementar e julgar. Passados os tempos a partir da qualidade de gestão e dos interesses, veio a separação dos Poderes. A partir desta separação, originou-se os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário:
O Poder Legislativo cabe elaborar as Leis que devem ser seguidas pela sociedade; Poder Executivo cabe a execução do cumprimento das políticas públicas previstas nas Leis e o Poder Judiciário desempenha papel de mediar a relação entre aquele que governa e aqueles que legislam. Existem diferenças, segundo o autor (Coelho. 20) entre parlamentarismo e presidencialismo, elas dizem respeito a forma como o Legislativo e executivo se relacionam, porém nada indicam sobre maior ou menor força entre um ou outro regime. Porém não tão clara é a relevância da ação do judiciário, cujos impactos se estendem para além do efeito imediato da função judiciária.
O Judiciário desempenha um papel central na determinação e aplicação de princípios tanto constitucionais quanto ideais. É o Judiciário que decide quais regras são legitimas e estão em concordância com as leis locais ou a Constituição, bem como as ações ou omissões representam infrações.
Neste sentido é conveniente entender o sentido da expressão “governo” para além dos limites do Poder executivo.
A ação penal 470, popularizada como mensalão comprova que o poder