Estado, governo e mercado
PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE
Matéria: ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Grupo: "D"
Componentes: ELIANE AMANCIO RAIMUNDO, KARLA CASTRO MELO, KELLEN RODRIGUES DE AMARAL E LAYREANE SILVANO DOS SANTOS
BRASÍLIA, 03 DE ABRIL DE 2011.
1.Traçar um retrato dos pensadores, identificando suas principais obras.
John Locke
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. A busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar a lei natural e civil.
De acordo com Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
Principais obras de John Locke: Cartas sobre a tolerância (1689); Dois Tratados sobre o governo (1689); Ensaio acerca do entendimento humano (1690); Pensamentos sobre a educação (1693).
Karl Marx
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe