Estado, governo e mercado ao longo do séc. xx
EAD Gestão Municipal – Pólo Araguari/MG
[pic]
Módulo 3 – ESTADO, GOVERNO E MERCADO EM PERSPECTIVA: AS TRANSFORMAÇÕES DE FIM DESÉCULO XX E INÍCIO DE SÉCULO XXI.
Trabalho Final
Caro(a) aluno(a),
Para elaborar e postar seu trabalho final da disciplina Estado, Governo e Mercado, você deve, além das leituras indicadas, pesquisar e refletir sobre a questão proposta, analisar os aspectos relevantes dos conteúdos estudados e então elaborar um texto (máximo de 4 páginas) em resposta a segunda questão da página 110 do Livro Estado, Governo e Mercado.
____________________________________________________________
__________
2. Considerando os conteúdos tratados nas duas Unidades desta disciplina, descreva as relações entre Estado, governo e mercado no Brasil ao longo do século XX, identificando as características principais do Estado oligárquico, Estado desenvolvimentista e Estado neoliberal relacionando-as com as mudanças produzidas nas duas matrizes teóricas que explicam as relações entre Estado e sociedade no mundo capitalista.
No Brasil a Proclamação da República inaugurou um novo regime político no Brasil, fortemente inspirado no presidencialismo federativo norte-americano e coincidente com a democratização dos Estados Liberais, sendo essa uma forma de simulação dos regimes liberais-democráticos europeus, pois os estados brasileiros, governados por presidentes, gozaram da mais completa autonomia possível, tendo inclusive uma política externa independente. O encolhimento da autoridade da União, resultante do federalismo radical então adotado, reavivou os poderes localistas dominados pelos coronéis (antigos integrantes da Guarda Nacional) que passaram a ser os verdadeiros donos dos destinos políticos dos seus respectivos estados, ou seja, eram a oligarquia dominante controlando e manipulando os resultados eleitorais, por conseqüência tornando-se a república uma versão brasileira do caciquismo. O poder central, por sua vez, em