Arte da guerra
Ao longo do livro, a abordagem de Sun Tzu é minuciosamente analítica, propondo um planejamento cuidadoso e a formulação de estratégia geral antes do inicio da campanha, isto é enfatizando a necessidade de racionalidade e autocontrole. Sun Tzu priorizava também a motivação através da recompensa dos homens no campo de batalha e dos espiões em território estrangeiro. Esta é uma estratégia que devemos levar para a vida empresarial onde os nossos soldados e espiões são nossos colaboradores, assim que motivados e encorajados seu desempenho será maximizado.
Sun Tzu freqüentemente discutia o problema essencial do comando: uma organização claramente definida no controle de tropas completamente disciplinadas e bem ordenadas. Um líder “estrategista” formula estratégia e inclui atividades como analise planejamento e seleção de estratégia que aumentem a chance da “tropa”, isto é, organização atingir as suas metas.
Um dos principais conceitos de Sun Tzu é que devemos conhecer nossos concorrentes como a si mesmos e assim preparar as estratégias de mercado. Manipular o inimigo, criando com isso uma vitoria fácil e aplicar então o poder maximo no momento apropriado.
Concluiu-se que Sun Tzu foi um profundo entendedor das manobras militares, ensinando estratégia de combates e táticas de guerra. A lição que o Sun Tzu tira da obra é que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. Para atingir uma meta, o autor ensina que devemos trabalhar em conjunto, conhecer o ambiente de ação e conhecer os seus próprios pontos fortes e fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que deseja, transformando os seus atos em beneficio.
“Quando você conhece o seu inimigo e a si próprio, ganhará todas as batalhas.
Quando você se conhece mas não conhece o inimigo, vencerá algumas batalhas. Quando você não conhece nem ao inimigo nem a si próprio, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu
“A primeira