ESTADO classe trabalhadora e políticas sociais
TRABALHADORA E
POLÍTICAS SOCIAIS
• Estado
A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo signifcado é de natureza polítca. É uma entdade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.
• classe trabalhadora
Classe trabalhadora é um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, defnida por Marx e Engels no Manifesto do Partdo Comunista de
1848. O conceito de classe trabalhadora abrange não só o proletariado, mas todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.
• Polítca social é um conceito que a literatura especializada não defne precisamente. De um ângulo bem geral, no âmbito das Ciências Sociais, a polítca social é entendida como modalidade de polítca pública e, pois, como ação de governo com objetvos específcos. A defnição parece óbvia e um tanto vaga.
Nasce no período de 1930 uma nova forma de regulação das relações capitaltrabalho cuja legitimidade foi garantida para além do tempo histórico conhecido como Era Vargas.
Identificamos os seguintes segmentos adotados por Vargas de acordo com a historiografia
Estado- Novista.
Carisma pessoal.
Politica.
Propaganda.
Isso fez com que Getúlio Vargas conquistasse seu legado e fosse reverenciado como Pai Dos Pobres. Pois uma nova mudança na cultura brasileira passa a existir.
autoritarismo político
Seu governo esteve associado com
, associando com direitos. O qual teve uma reforma do estado e uma grande modernização das relações de trabalho.
Na pratica, direitos
sociais no Brasil foram inicialmente, e por muitas décadas associados a direitos do
trabalhador inserido no mercado formal. Então ouve muito se falar de construção de direitos e de garantias para o trabalhador.
Dentro desse modo o próprio suicídio de Vargas até hoje é muito questionado e até a sua classificação por ser denominado como suicídio
altruísta, pois morreu por uma causa . Para o povo, pelo trabalhador.
Lutei