politica social
A 1ª manifestação desta classe contra o processo de exploração.
O trabalhador vai tomando o conhecimento do poder que ele tem para lutar contra esta exploração.
A classe trabalhadora passa então a efetuar movimentos com a finalidade de pressionar o empregador e com esse movimento denuncia a questão social.
Em contra- partida o empregador usa a força(coersão) policial para conter esta revolta e percebe que mesmo assim o trabalhador continua se mobilizando e se fortalecendo ideologicamente.
A crise do capital, aliada à pobreza, o desenvolvimento urbano acelerado onde se criam as cidades sem estrutura, aumentando com isso doenças, pestes, criminalidades, etc. Com isso chama à atenção do Estado que percebe a necessidade de produzir uma estratégia para conter estes problemas (expressões da questão social), desta forma o Estado passa a intervir no comércio(onde antes não intervinha) e se volta também para o trabalhador com a finalidade que esta produza, trabalhe.
Essa estratégia criada pelo Estado e que se volta para a classe trabalhadora chamamos de política social, que é também uma estratégia de controle da classe trabalhadora(visando manter a mesma sob controle para evitar que ela se mobilize). O Estado também passa a olhar para as necessidades destes indivíduos e vai dando respostas a estas necessidades – chamamos esta estratégia de proteção – O Estado Protecionista – Welfare State.
Política Social Controle da Classe Trabalhadora Questão Social Estado Protecionista – Welfare State
Para que esta política seja implementada, é necessário produzir impacto entre o Estado/Capital/Classe Trabalhadora, que será subsidiada pela política social.
Modelo Keneysiano – Fordismo (Produção em Massa) - O Estado interfere na questão social atendendo as necessidades do trabalhador, e este passa a