Estado antigo
A Religiosidade: Na Arábia Saudita foi revelado o Alcorão pelo profeta Maomé, religião a qual se denominou de Islã. Atualmente, a constituição do país é baseada no Alcorão. A prática pública de qualquer outra religião que não seja o Islão é proibida naquele país. Esta medida é alvo de várias críticas de várias entidades no resto do mundo. Pode haver certa religião, mas não existe uma teocracia na Arábia, pois o rei não é considerado uma divindade.
Natureza Unitária: A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta, de forma que o rei não é apenas o chefe do estado, mas também do governo. A lei básica adotada em 1992 declarou que Arábia Saudita é uma monarquia governada pelos filhos e pelos netos do rei. A Lei Básica, em 1992, declarou que a Arábia Saudita é uma monarquia governada pelos descendentes de Saud.
Estado Grego
Estado único (cidade-estado): Não identificamos cidade-estado com a Arábia Saudita.
Autossuficiente: Sim, pois é uma sociedade constituída por diversos pequenos burgos onde formam uma cidade completa, tendo todos os meios de se abastecer por si.
Uma delas é a extração e exportação do petróleo constitui a atividade econômica mais importante, sendo a Arábia Saudita o maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Democrático: Não é considerado democrático pois a população não participa das decisões políticas, quem decide tudo é rei.
Estado Romano
Várias formas de governo: Não possuí várias formas, possui apenas a forma absolutista (alguém que tem poder absoluto, no caso, o rei e sua família).
Cidade-Estado e Império: A Arábia não pode ser considerada um Império, pois, o rei governa seu próprio povo. Democráticos: Em toda a história da Arábia não houve democracia.
Estado Medieval
Governos heterogêneos: Não pode ser considerada, pois, desde o princípio, o Estado Saudita surge na Arábia Central em 1744. Um chefe local, Muhammad Bin Saud, uniu forças a um resgatador dos fundamentos do