Diferenã entre os Estados antigos
Estado Antigo
O conceito de Estado começa a surgir. Era na forma Oriental ou Teocrática e não tinha uma diferenciação aparente. Nele, não existem diferenciações entre política e religião, moral da filosofia ou das doutrinas econômicas.
O Estado antigo não possui nenhuma divisão dentro dele, nem mesmo fora dele (territorial).
Ele pode ser definido como Estado Teocrático, o qual a religião era predominante, sendo as normas e sanções consideradas expressões da vontade divina. Dependendo do lugar e do tempo que se encontrava, esse tipo de Estado se dividia em dois. Em certos casos, o próprio governante era confundido com a divindade. Em outros, seu poder era limitado por certa divindade, onde se inseria a classe sacerdotal.
Estado Grego
Na Grécia antiga, era possível se citar vários tipos de Estados, devido sua divisão interna. Porem existiam certas características fundamentais, comuns entre todos. A principal característica era a cidade-estado, a polis, que era a sociedade política de maior expressão, onde se visava a autossuficiência.
Apesar da forma de governo ter sido tida como democrática, apenas uma parte da população tomava as decisões publicas, a elite, que eram os considerados cidadãos.
Estado Romano
O Estado Romano, passou por várias mudanças ao longo de sua existência, ate se tornar um império mundial.
Roma sempre manteve as características de cidade-estado desde sua formação até o domínio do cristianismo no império.
A base da organização é a família, pois houve a união de grupos familiares patrícias, composta pelos descendentes dos fundadores do Estado. O povo participava inicialmente diretamente com a política, porem sua noção era extremamente restrita.
A partir das conquistas feitas pelo império, se decidiu realizar a integração jurídica dos povos conquistados, mas mesmo assim mantendo o centro político em Roma.
Somente quando o Imperador Caracala procedeu a naturalização de todos os povos do