estadio fenológico da batata
Estádio I – é o mais curto, do plantio da batata-semente brotada até a emergência das hastes, o que ocorre de uma a duas semanas, dependendo da cultivar. A utilização das reservas de nutrientes da batata-mãe, o sistema radicular ainda não se desenvolveu. A exigência de água é mínima, e o excesso prejudicial à cultura em inicio.
Estádio II – É o intervalo entre emergência e o inicio da tuberização, que se inicia na quarta(precoce) ou quinta(tardias) semana após o plantio. Ao final, efetua-se a adubação complementar, em cobertura, seguida pela amontoa. O desenvolvimento vegetativo se acelera e principia a acumulação de fotossintatos nos tubérculos. À medida que o sistema radicular se desenvolve a planta passa a utilizar os nutrientes do solo. Ocorre aumento na exigência de água.
Estádio III – Inicia na tuberização até a planta atingir o máximo desenvolvimento vegetativo. Esse estádio caracteriza-se pelo desenvolvimento acelerado da parte aérea e pela acumulação de fotossintatos nos tubérculos, alcançando a superfície fotossintetizante o máximo em extensão e eficiência. Pode ocorrer ou não o florescimento, dependendo das condições. Nesse estádio é máxima a absorção de nutrientes. Também é máxima a exigência em água. Ocorrem problemas fitossanitários.
Estádio IV – Ocorre do pico de vegetação até senescência natural da planta. Ocorre incremento em peso dos tubérculos, enquanto parte aérea ser manter ativa. Pode ocorrer um ganho de até uma tonelada por hectare. O amarelecimento inicia-se na 12° ou 14° e termina com planta seca e os tubérculos maduros. Exigência de água ainda é elevada e vai drescendo à medida que a senescência se aproxima. Ocorrem muitos problemas fitossanitários necessitando de controle elevado. O ciclo completo do plantio até secagem das plantas varia de 14 a 16 semanas.