estacas
São sempre utilizadas abaixo do nível d’água do subsolo, permitem uma emenda fácil. As qualidades da madeira a que mais se deve atender são: durabilidade e resistência ao choque.
Estaca de Aço
Devem ser retilíneas e resistir à corrosão, pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Podem ser emendadas por solda, talas parafusadas ou luvas.
Estaca de concreto pré-moldada
Podem ser de concreto armado ou protendido, concretadas em formas horizontais ou verticais, ou por sistema de centrifugação. Podem ser confeccionadas em qualquer dimensão para se adaptar ao bate-estaca disponível.
Estaca Moldada In Loco
São executadas preenchendo de concreto perfurações previamente executadas no terreno, mediante escavações ou cravações de tubos.
Estaca Strauss
Um tubo de aço é cravado no terreno, tendo um mandril no seu interior, até ser atingida a resistência do solo necessária. O mandril é retirado e em seguida lançado concreto seco no interior do tubo, ao mesmo tempo em que este é removido.
Estaca Franki
Crava-se no terreno, até a resistência do solo, um tubo de aço cuja ponta é obturada por meio de uma bucha de concreto seco. Ao atingir a cota desejada, forma-se um tubo de revestimento e expulsa-se a bucha, procede-se depois a concretagem do fuste, vertendo concreto seco no tubo, que é arrancado a medida em que vai sendo lançado concreto.
Estaca Escavada com uso de lama Bentonítica
As estacas escavadas com o uso de lamas, sejam circulares, sejam alongadas, pela sua técnica executiva, têm sua resistência, em grande parte, dependendo do atrito ao longo do fuste, enquanto a resistência de ponta é considerada apenas depois de recalques mais elevados.
Estaca escavada de grande diâmetro (Estacão)
Geralmente apresentam um diâmetro maior ou igual a 70 cm, escavadas os perfuradas por rotação, com o emprego de lama estabilizante e concretagem submersa.
Estaca Barrete
São