Estacas
Engenharia Civil
Fundações
Estacas
Nome: Ricardo de Andrade Siqueira
Matricula: 200901121498
Prof: Consuello
20/09/2013
Introdução
Em consequência do crescimento urbano e a necessidade de se construir enormes conglomerados comerciais e residenciais em áreas já congestionadas, surge naturalmente o desenvolvimento de novas concepções de projeto e a utilização de novos materiais para atender as exigências ou desafios técnicos e econômicos. Construções em áreas muito valorizadas comercialmente exigem concepções de projeto que apresentem uma otimização dos espaços disponíveis, incluindo aqueles criados através de escavações profundas. Estes espaços são na maioria das vezes reservados para estacionamentos, ora para atender às especificações dos códigos municipais, ora para satisfazer a própria valorização do empreendimento comercial, propiciando facilidades para os moradores, clientes e visitantes.
Portanto, é fundamental conceber um projeto de fundações que além de propiciar a segurança da edificação possa também contemplar esta desejada otimização dos espaços. Uma alternativa bastante atraente está relacionada à utilização de fundação estaqueadas, envolvendo ações estruturais em relação aos aspectos de capacidade de suporte e de recalques.
Este tipo de fundação, já utilizado em alguns países, principalmente na
Europa, para suportar uma grande variedade de estruturas como superestruturas de pontes, edifícios e plantas industriais de grande porte, vem sendo atualmente reconhecido como uma alternativa econômica à utilização de uma fundação convencional totalmente estaqueada, na qual assume-se que toda a carga será suportada pelas estacas.
Este tipo de fundação, já utilizado em alguns países, principalmente na
Europa, para suportar uma grande variedade de estruturas como superestruturas de pontes, edifícios e plantas industriais de grande porte, vem sendo