Ética
Com o passar do tempo e com as transformações das necessidades o artesão precisou aumentar a produção e contratar mão de obraque ele mesmo qualificava e foi criado mais um ramo de trabalho:o aprendiz.
Na Idade Moderna (sec. XVI a XVIII), começou a queda do feudalismo e a ascensão do Estado Absoluto, ou seja, um governo autoritário e sem a interferência da Igreja. Nesse período o pequeno artesão buscou aumentar a produção para o mercado, e os trabalhadores começaram a se juntar em um mesmo local, porém cada um cuidava de uma parte da produção. Um trabalhador fiava, outro cortava até que a peça inteira de pano ficasse pronta, nascia a fábrica manufatureira.
Na segunda metade do século XVIII, iniciasse a Revolução Industrial na Inglaterra (1760 a 1850) com o uso da máquina para a produção em grande escala, criando grandes mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Dá-se início ao capitalismo, com a produção em série, a divisão do trabalho, o trabalhador trocando sua mão-de-obra pelo pagamento de um salário e a burguesia detendo os meios de produção: as máquinas.
O início se deu na Inglaterra devido alguns fatores: a burguesia detinham o capital por causa das atividades comerciais da época do mercantilismo; já controlavam a manufatura nos mercados coloniais; contavam com um regime de governo que favorecia o capitalismo; possuía grandes jazidas de carvão e ferro, que serviam para confecção das máquinas e geração de energia e tinham grande quantidade de mão-de-obra por causa da saída da população da área rural para as cidades. A aceleração e o aumento de produção advindos da Revolução Industrial fizeram com que a economia