Estacas mega
2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Departamento Acadêmico de Infraestrutura e Construção Civil
Tecnologia da Construção
Estacas Mega
Alunos:
Curso: Edificações 1º Período
Turno: Manhã
Sumário
Introdução 04 Conceito 05 Aplicação 06 Limitações 06 Execução 07 Conclusão 08 Anexos 09 Bibliografia 10
Introdução As estacas são elementos alongados, cilíndricos ou prismáticos que se cravam com um equipamento, chamado bate-estaca ou se confeccionam no solo de modo a transmitir às cargas da edificação a camadas profundas do terreno. Com certa frequência, um novo tipo de estaca é introduzido no mercado e a técnica de execução de estacas está em permanente evolução. Existe hoje uma variedade muito grande de estacas para fundações, como por exemplo: as estacas mega.
Conceito
É constituída de elementos justapostos (de concreto armado, protendido ou de aço) ligados uns aos outros por emenda especial e cravados sucessivamente por meio de macacos hidráulicos. Estes buscarão reação ou sobre a estrutura existente ou não estrutura que esteja sendo construída ou em cargueiras especialmente construídas para tanto (cravação e estática). A carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou superfície lateral (resistência de atrito). As fundações profundas estão assentadas a uma profundidade maior que duas vezes a sua menor dimensão em planta.
Estacas:
A cravação das estacas com martelo automático é mais eficiente do que a cravação manual, pois a força aplicada é constante, permitindo avaliar as características do solo através de monitoramento eletrônico.
Estacas Mega Metálica:
A estaca mega tubular metálica é, na realidade, uma "super estaca". A alta tecnologia no tipo de material e execução permite uma profunda melhoria no aproveitamento da teoria de mecânica dos solos e de fundações. Esta estaca utiliza tubos abertos, que penetram o solo e atingem profundidades