Estacas Megas
Aspectos Gerais e o Caso de Reforço das Fundações de Uma Residência Com Estacas Mega
A estaca Mega constitui-se em um tipo de estaca que quando da cravação não produz impactos ou vibrações, tendo em vista que seu princípio de funcionamento é de Ação/Reação e sua aplicação se faz por meio hidráulico.
Uma estaca deve ser projetada para suportar determinada solicitação de carga. A relação capacidade de carga/comprimento da estaca, deve ser definida em função principal das características geológicas. A utilização de sistema hidráulico para a aplicação de nossas estacas Mega permite-nos, através de controle manométrico, monitorar a qualquer momento a carga efetiva de cada estaca, nos diversos pontos em questão.
Estaca mega, Conceito e método executivo
Como já foi definida a estaca prensada ou estaca mega é um tipo de fundação que se caracteriza por ser usada apenas em reforços estruturais e é cravada estaticamente com isso se tem a ausência de vibrações durante a cravação, reduzindo os riscos de uma eventual instabilidade que por ventura venha a ocorrer, devido à precariedade das fundações existentes. A seguir segue o procedimento executivo segundo ABEF:
a) Escavação: A primeira etapa é a escavação de uma vala com dimensões míninas de 1,00m x 1,50m e profundidade que possibilite a livre movimentação da equipe e equipamentos, após a escavação deve-se providenciar o esgotamento da água caso seja necessário. Em alguns casos pode ser necessário o escoramento das paredes do buraco para que não haja risco de desmoronamento.
b) Transporte de materiais: Após a escavação concluída segue-se a segunda etapa a transporte de componentes e materiais que deve seguir um plano de trabalho para permitir o acesso seguro dos materiais equipamentos c) Cravação a reação: Na terceira etapa já com a estaca posicionada deve-se acoplar as unidades hidráulicas colocando os calços sob a estrutura de reação e sobre a cabeça da estaca, inicia-se o carregamento