ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS NATURAIS DRENAGEM SUPERFICIAL
MECÂNICA DOS SOLOS II
ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS NATURAIS
DRENAGEM SUPERFICIAL
.....
SUMÁRIO
1
2
3
4
5
INTRODUÇÃO...........................................................................................3
DEFINIÇÃO DE ENCOSTAS....................................................................4
PRINCIPAIS AÇÕES INSTABILIZADORAS............................................5
ESTABILIDADE DE ENCOSTAS NATURAIS.......................................10
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................29
2
1
INTRODUÇÃO
Nas obras de engenharia que envolve terraplenagem, ou seja, a movimentação de terra ou corte e aterro, é gerado encostas artificiais que recebem os mesmos tratamentos de encostas naturais.
Em todas as obras de engenharia que envolve terraplenagem
(movimentação de terra ou corte e aterro) gera encostas artificiais que recebem o mesmo tratamento que as encostas naturais nos parâmetros de estabilidade de encostas.
Devido a grande importância do estudo prévio das alterações que o maciço sobre, para evitar acidentes com vítimas fatias e grandes perdas econômicas o trabalho tem como objetivo explicar um dos diversos métodos de estabilidade de encostas naturais.
O trabalho tem como objetivo mostrar um dos diversos métodos de estabilidade de encostas naturais, que em muitas vezes um estudo prévio sobre as alterações que esse maciço vem sofrendo é extremamente importante para evitar acidentes que provoquem vítimas fatais e grandes perdas econômicas. A procura por áreas de terras para a construção civil está aumentando, pois a população do nosso país está crescendo a cada ano, e as famílias querem seu espaço, seu terreno e sua residência para morar, com isso em muitos casos as pessoas são obrigadas a realizar a construção da sua residência próxima a uma encosta natural, e para não ocorrer nenhuma instabilidade futura, essa