Estabilidade De Taludes
Solos
Os solos são materiais que resultam do intemperismo das rochas, por desintegração mecânica ou decomposição química.
Dentre eles temos : Solos Residuais – são os que permanecem no local da rocha de origem, observando-se uma gradual transição do solo até a rocha. Solos Sedimentares – são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (transportados pela água), eólicos (pelo vento), coluvionares (pela ação da gravidade) e glaciares (pelas geleiras). Solos de Formação Orgânica – são os de origem essencialmente orgânica, seja de natureza vegetal (plantas, raízes), seja animal (conchas).
Rocha A palavra rocha designa, apenas, os materiais naturais consolidados, duros e compactos, da crosta terrestre ou litosfera. Para os fragmentos isolados reservam-se as denominações bloco de rocha quando com diâmetro médio superior a 1m, matacão quando entre 1m e 25cm e pedra entre 25cm e 76mm. Ao material não consolidado que recobre as rochas e destas provêm por intemperismo, denomina-se solo.
As rochas podem ser classificadas como :
Rochas Magmáticas – são as resultantes do resfriamento e consolidação de material fundido ou “magma”. Se formadas a grandes profundidades são chamadas de intrusivas, e deextrusivas quando se formam na superfície através do resfriamento de “lava”. Rochas Sedimentares – formadas pela deposição de detritos oriundos da desagregação de rochas preexistentes. Rochas Metamórficas – provêm da transformação ou metamorfismo das rochas magmáticas ou sedimentares.
Taludes:
Taludes compreende-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, casos das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A figura a seguir ilustra um talude e a terminologia usualmente empregada.
Podem-se classificar os principais tipos de movimentos de taludes em três grandes grupos. Desprendimento de terra ou rocha – é uma