Est Gio I
Auditores:
Bruno Bianchi
Renan Francelino
William Schmidt
Nós da equipe de auditoria da aula de quarta-feira na cadeira de Estágio I, apresentamos os documentos e alvarás que serão auditados a cada rodada. Lembrando que na primeira rodada apenas podemos notificar cada um dos itens que esteja fora do padrão, e a partir da segunda rodada será cobrada multa em dinheiro para eventual quesito que não abrange as normas estabelecidas.
Documentação necessária (Lojas e fornecedores):
Registro na junta comercial: o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado. É a partir desse registro que sua empresa passará a existir oficialmente. Ele deve ser feito antes da obtenção do CNPJ e, apesar de não oferecer autorização para sua empresa começar a funcionar, é requisito essencial para prosseguir no processo de legalização dela. Lembre-se que você precisará realizar previamente uma consulta do nome empresarial escolhido, para verificar se já não existe outra empresa registrada com ele.
Alvará de localização e funcionamento: O principal documento obtido no município é o alvará de funcionamento, ele é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio. Para obtê-lo você precisará comprovar na prefeitura da sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade de sua empresa. Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.
Licença ambiental: Obtida em órgãos Municipais e Estaduais de meio ambiente e no IBAMA. Geralmente é exigida de empresas que exercem atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de calçados, atividade agropecuárias.
Licença sanitária: Obtida em órgãos Municipais, Estaduais e Federais de vigilância sanitária. É exigida principalmente de empresas que atuam no setor de alimentação, medicamentos e cosméticos.
Vistoria de cumprimento das normas de segurança: É realizada pelo Corpo de Bombeiros e todas as empresas estão sujeitas.