Esquentador
Para a realização deste trabalho, optou-se por um esquentador a gás Natural com o objectivo de calcular a sua eficiência, no aquecimento de uma determinada água num exacto espaço de tempo e por consequência conseguir determinar a sua potência.
Decidiu-se escolher duas divisões da casa em que o factor distância ao esquentador fosse distinto, então optou-se por escolher uma torneira da cozinha, em que a distância ao esquentador é reduzida e uma torneira da casa de banho que fica a uma distância considerável do esquentador. Para calcular a eficiência e o rendimento era fulcral medimos algumas variáveis entre quais a variação do tempo no decorrer da experiencia, da temperatura, do volume de gás natural e do volume de água. Então após as medições destas nas duas divisões conclui-se que, para aquecer uma quantidade de água na divisão mais perto do esquentador, a cozinha, era necessário menos tempo e menos gás obtendo-se um maior rendimento em relação as medições efectuadas na divisão mais distante do esquentador, a casa de banho, que por sua vez necessitava de mais gás, mais tempo para aquecer uma determinada quantidade de água ligeiramente superior á do primeiro caso.
Em suma, existe uns factores que nem sempre temos em conta aquando a instalação do esquentador como a distância deste em relação aos pontos da casa que necessitam de água quente, quanto maior for a distância entre o esquentador e o espaço onde vai utilizar água quente com mais frequência, maiores serão as perdas de calor por transporte de água, demorará mais tempo aquecer e o rendimento será